quinta-feira, 14 de abril de 2011

Breve Histórico e Principais Problemas do Ensino de Química

O ensino de química até os meados do século XX se resumiu a descrição de processos de obtenção de produtos farmacêuticos e industriais.
  A partir da segunda metade do século XX o ensino começou a mudar. Os avanços tecnológicos exigiram uma profunda alteração dos conteúdos e dos métodos no ensino de química. O Brasil passou por mudanças no seu ensino e houve primeiro uma tentativa de implantação de projetos norte-americanos: Chem Study, CBA, IPS. Esses projetos valorizavam o método indutivo, em que a metodologia científica era muito importante, e também buscavam aprofundar as questões teóricas envolvendo a mecânica quântica, teoria dos orbitais e etc. Apesar da qualidade desses projetos, sua implantação foi um fracasso, pois exigiam excelentes condições materiais e professores bem preparados.
Com essa tentativa, o livro didático comercial restou, praticamente, como o único recurso de ensino de Química e domina o panorama do ensino de Química.
O ensino de Química do segundo e terceiro grau apresentam muitos problemas. É fácil constatar que a maior parte das pessoas, mesmo após freqüentar a escola de 1° e 2° grau, sabe muito pouco de Química. Poucas delas conseguem se posicionar sobre situações que exigem algum conhecimento químico. No entanto, a química está relacionada a quase tudo em sua vida e elas precisam saber disso. Quando alguém come , respira, pensa, está realizando processos químicos.  A química está relacionada ás necessidades básicas dos seres humanos ela não é uma coisa ruim que polui e provoca catástrofes como infelizmente alguns pensam. Esses preconceitos existem, inclusive, devido à forma como os meios de comunicação a divulgam.  O conhecimento químico dotar as pessoas de um pensamento crítico mais elaborado. O estuda dessa matéria permite a compreensão da formulação de hipóteses, do controle de variáveis de um processo da generalização de uma lei e etc. Como ciência experimental,que utiliza de modelos abstratos que procuram relacionar o mundo macroscópico com o microscópico são poucos os alunos que chegam ao terceiro grau dominando minimamente essa ciência. Por que as pessoas chegam no terceiro grau ou melhor saem do ensino médio sem saber quase nada de Química? Ao nosso ver é a ênfase exagerada dada à memorização de fatos, símbolos, nomes, formulas, reações equações  que ficam parecendo não ter qualquer relações entre si, a total desvinculação entre o conhecimento químico e a vida cotidiana, ausência de atividades experimentais, elevado número de conteúdo programático.

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